2018

O Festival Visões Periféricas, cuja 12ª edição irá acontecer entre os dias 11 e 16 de setembro de 2018, é um projeto singular no Brasil que estimula o surgimento, crescimento e conexão de projetos de audiovisual ligados às periferias do Rio de Janeiro e estados do país, ampliando o espectro de visões sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. Sendo um projeto de abrangência nacional, pioneiro e atualmente único no país e na cidade do RJ, o festival possui um papel importante no cenário nacional, regional e local para a difusão dessa produção e o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual.

A novidade para este ano é a criação do Visões Lab, uma plataforma de fortalecimento do setor audiovisual composta por ações de formação, articulação, inovação e desenvolvimento do mercado. O diferencial em relação a outras ações semelhantes é que essa plataforma irá criar um ambiente com potencial de gerar negócios entre players e projetos de audiovisual comprometidos com a inovação, qualidade, inserção de novos realizadores no mercado e a ampliação de representações sobre as periferias brasileiras no audiovisual brasileiro.

Linhas de Ação do Visões Lab

  1. Clínica, onde projetos em qualquer formato (curta, longa, série) e gênero (ficção e doc) receberão uma mentoria individual de desenvolvimento com profissionais do mercado audiovisual;
  2. Pitching, no qual os 10 projetos mais bem qualificados na seleção serão apresentados a uma banca com representantes de canais de TV e concorrerão a uma premiação. Os projetos passarão por um warm-up (aquecimento) sobre técnicas de apresentação em Pitching;
  3. Rodadas de Negócio, onde os projetos clinicados, com maior potencial de geração de negócios, também serão indicados para encontros com canais de TV e outros financiadores em potencial;
  4. Palestras com especialistas e profissionais do mercado audiovisual.

Inscrições  

Modalidade Projeto

A inscrição para o Visões Lab foi um sucesso. Recebemos um total de 123  inscrições de todas as regiões do país, em especial da região sudeste. Desse total, selecionamos 75 projetos.

Os projetos que confirmarem inscrição receberão:

  1. Uma clínica especializada de duas horas entre os dias 11 e 15 de setembro em dia e hora que vai ser agendada pela organização do evento. Os projetos de fora do estado do RJ serão agendados entre os dias 13 e 15 de setembro.
  2. Um passe por inscrição paga para assistir as quatro palestras programadas, uma Master Class e participar do Pitching como ouvinte.
  3. Entre os projetos selecionados para clínica a comissão de seleção do Lab irá escolher 10 projetos para apresentação em um Pitching que vai acontecer no dia 14 de setembro com a presença de uma banca formada por canais de TV. A melhor apresentação será premiada.
  4. Além disso os projetos selecionados que confirmarem sua inscrição terão seus projetos encaminhados para análise dos players que integram o Visões Lab nesta edição. Se houver interesse por parte do player será agendada uma conversa no dia 13/09 em horário agendado pela organização do Lab.

As clínicas acontecerão no CCBB e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro (centro)

* A passagem e hospedagem são por conta do participante.

Modalidade Ouvinte

As inscrições para a “modalidade ouvinte” estão abertas do dia 20 de agosto até o dia 13 de setembro mediante pagamento de uma taxa de R$ 50,00 no botão a seguir.

 

Falta pouco para completar a sua inscrição! Por favor envie para o email visoeslab@imaginariodigital.org.br o comprovante do pagamento e seu nome completo.

A inscrição como ouvinte contempla:

  1. 01 Master Class.
  2. 04 palestras.
  3. Participar como ouvinte das sessões de Pitching no dia 14/09.

Local

  • Centro Cultural do Banco do Brasil
    Rua Primeiro de Março, 66
    Centro, Rio de Janeiro

Inscrição e Regulamento: 

  1. O Visões Periféricas vai acontecer entre os dias 11 e 16 de setembro de 2018 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  2. As inscrições foram prorrogadas até 4 de junho. Anteriormente, estavam abertas até 26 de maio. O festival é composto de mostras competitivas:
    • Fronteiras Imaginárias: filmes de até 30min produzidos por realizadores independentes, coletivos de audiovisual e projetos de formação.

Players

Bananeira Filmes
Bananeira Filmes
Boulevard Filmes
Canal Brasil
Canal Futura
Cavideo
CINEBRASiLTV
FOX Networks Group
Giros
Globo News
GNT
Mais Globosat
Pacotinho Filmes
TV Brasil
TV UOL
Canal Viva

Patrocínio

FSA - Fundo Setorial do Audiovisual
ANCINE
BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul
Nova Energia

Apoio Institucional

Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Museu de Arte do Rio
Cultura + Diversidade Rio
Spcine
Prefeitura de São Paulo - Cultura

Parceria

Oi Futuro
Labora

Parceria de Mídia

Revista de Cinema

Apoio Cultural

CiaRio - Centro de Infraestrutura Audiovisual
Link Digital
Iatec - Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação
Telezoom
Rio 2C - Rio Creative Conference
CINEBRASiLTV
Telabrasileira
Maquinário Narrativo
Thiago Venturotti Design
Encantamento Filmes

Apoio

Centro Cultural Banco do Brasil

Realização

Secretaria do Audiovisual
Ministério da Cultura